Porto do Rio de Janeiro passa a ter sinalização náutica provida de AIS AtoN homologado pela Anatel

20.07.2020

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) anunciou, nesta quarta-feira (8), que o Porto do Rio de Janeiro conseguiu a homologação do Sistema de Identificação Automática de Embarcações com Auxílios à Navegação (AIS AtoN) das boias articuladas submersíveis recém-instaladas no Canal de Cotunduba, principal acesso ao porto para navios de grande porte. Com isso, o Porto do Rio de Janeiro passa a ter sinalização náutica com esse dispositivo devidamente homologado perante a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse e outros avanços foram apresentados durante reunião mensal do Grupo de Trabalho (GT) que discute projetos de melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro, coordenado pela CDRJ e composto também por representantes da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem-RJ e das empresas arrendatárias dos terminais do porto (MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística).

Segundo o Gestor do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) dos portos do Rio de Janeiro e Niterói, Marcelo Villas-Bôas, "de posse do certificado de conformidade técnica, o próximo passo será o ativação dos transceptores com os códigos atribuídos pela Anatel a cada uma dos transceptores das boias no novo balizamento para que elas possam integrar o serviço móvel marítimo". Ainda de acordo com Villas-Bôas, "os dispositivos de AIS AtoN aumentarão a segurança da navegação, pois transmitirão marcadores virtuais que indicarão aos navios seu exato posicionamento, facilitando suas manobras".

Outro assunto tratado durante o encontro foi o início da segunda fase das manobras experimentais noturnas no Canal de Cotunduba, autorizado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e programado para ser retomado na próxima semana. Nesta fase do "ramp up", serão realizadas três manobras de saída e três de entrada com navios entre 286 a 306 metros de comprimento. Os referidos testes são necessários uma vez que o Canal ganhou uma nova sinalização náutica recentemente, no intuito de permitir a navegação noturna com segurança dos navios de grande porte.

A pauta da reunião foi extensa e incluiu o andamento da implementação da 1ª Fase do Projeto do VTMIS até o 1º Trimestre de 2021, que prevê a operacionalização de um Local Port Service (LPS) nos Portos administrados pela CDRJ. Nesse sentido, foram mostradas as ações em curso que envolvem a instalação de duas câmeras de CFTV no Morro da Urca, a passagem de cabo de fibra ótica interligando a CDRJ ao Edifício Alte. Tamandaré (EAT), sede do Comando de Operações Navais (ComOpNav), e a instalação de rádio enlaces no topo do Edifício Barão de Ladário (EBL), também da MB e que servirá como nódulo central dos dados gerados pelos sensores do VTMIS.

De acordo com o Diretor de Gestão Portuária da CDRJ, Shalon Charles da Silva Gomes, "essa é mais uma grande conquista, fruto do trabalho conjunto das mais diversas áreas da Companhia, cabendo um agradecimento especial à equipe de TI, que vem dando todo o suporte necessário para que a Superintendência do Porto do Rio de Janeiro possa implantar os diversos projetos de tecnologia que estão sendo desenvolvidos para o porto."


outras notícias

  • 0901/2024

    RVE Multimodal Multiterminais

    Leia mais
  • 2208/2023

    Nova horta social da Multiterminais

    Leia mais

fotos e vídeos

Ver galeria completa

estudos de caso

Ver todos os resultados
  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Leia mais
  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Leia mais

últimas notícias

Ver todas as notícias
  • 0901/2024
    RVE Multimodal Multiterminais
    Leia mais
  • 2208/2023
    Nova horta social da Multiterminais
    Leia mais
  • 1602/2023
    15 anos de coleta seletiva
    Leia mais