fechar

Título da Galeria

foto anterior proxima foto

00 / 00

Legenda

SUSTENTABILIDADE

Plano de atuação das áreas de Responsabilidade Social e Comunicação Interna

Em um mundo globalizado, em que os recursos naturais são finitos e as possibilidades de crescimento econômico parecem ser infinitas, o processo decisório deve considerar novos paradigmas. Ter Responsabilidade Social significa refletir sobre que rumo seguir, baseado no que é melhor para seus colaboradores e para a comunidade.
 
O Grupo Multiterminais compreende, aprova e incentiva a prática de ações sustentáveis em prol de um mundo melhor. Criamos e administramos projetos ambientais bem sucedidos, visando reduzir impactos ambientais. Acreditamos que projetos sociais estreitam relações com as comunidades em que atuamos, promovem cidadania e valorizam pessoas.
 
Temos como meta continuar expandindo nossos negócios, visando o equilíbrio entre os recursos naturais, os aspectos sociais e o crescimento econômico. O Grupo Multiterminais assume este compromisso com o mundo, com os nossos colaboradores, com os atuais e futuros clientes.
    • Tratamento e Reúso de Efluentes
      Em 2016 a MultiRio e em 2018 A MultiCar implementaram o tratamento e reúso dos efluentes gerados em suas atividades.
       
      Todo efluente gerado é tratado e reutilizado nos sanitários, lavagem de máquinas, obras, jardins e umidificação de vias.
       

      Desde a implementação, 54.458 m³ de efluentes foram reutilizados nas atividades, tornando os terminais pioneiros na atividade portuária com “DESCARTE ZERO” de efluente no corpo hídrico, reutilizando 100% do efluente em suas atividades.
    • Monitoramento da Qualidade do Ar
      Comprometido com o desenvolvimento sustentável de suas atividades, em 2020 MultiCar iniciou um programa de monitoramento de FUMAÇA PRETA de seus veículos movidos a diesel, utilizados para transporte de seus funcionários.
    • Compostagem IN LOCO
      Em 2009 a MultiRio e MultiCar implementaram a Compostagem IN LOCO.
       
      Tornando os dois terminais, pioneiros na atividade portuária, a tratar 100% das sobras de alimentos internamente.
       
      O adubo gerado na compostagem, são reutilizados nos jardins das empresas, doados para os funcionários e visitantes.
       
      Desde a implementação da compostagem, 1.290 toneladas de sobras de alimentos deixaram de ser destinados para aterros sanitários. Eliminando os impactos ambientais de descarte de sobras de alimentos e emissões indiretas de CO², para transporte até aterros.
    • Central de Resíduos
      Em 2006, a MultiRio e MultiCar construiu a Central de Resíduos e iniciou à coleta seletiva.
       
      Desde a implementação da central de Resíduos, 9.918 toneladas de resíduos, como, madeira, plástico, papel, metais, óleo de cozinha (vegetal) e óleo (hidráulico) e pneus, foram destinados para reciclagem e/ou reutilização.
    • Substituição de Banheiros Químicos Por Banheiros Móveis
      Pensando no bem estar, na saúde dos seus colaboradores e no meio ambiente.
       
      A MultiRio e MultiCar substituíram os banheiros químicos do cais/pátio por banheiros móveis, equipados com vaso sanitários, pia, saboneteira e papel tolha.
       
      Os banheiros oferecem maior conforto, privacidade, ventilação e higienização, em comparação aos banheiros químicos.
       
      O efluente gerado é encaminhado para Estação de Tratamento e reutilizados nas atividades. Eliminando as emissões indiretas de CO², para transporte de efluentes, para tratamento externo.
    • Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica
      Em março de 2024 a MultiRio inaugurou a primeira etapa de seu programa de geração de energia solar. A usina solar é composta de 460 painéis e tem a estimativa de gerar 360mW/ano, correspondente a 3,5% do consumo do terminal.
       
      A geração própria de energia solar pela MultiRio desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa (15 toneladas de CO²/Ano).
    • Eficiência Energética
      Gradativamente os equipamentos movidos a combustíveis fósseis estão sendo substituídos por equipamentos movidos a energia elétrica.
       
      A MultiRio adquiriu 16 RTGs (Rubber Tyred Gantry) elétricos e reduziu a quantidade de Reach Stacker a diesel, de 15 para 8.
       
      Focados em sustentabilidade, esses RTGs possuem um sistema desenvolvido pela Siemens, inédito na América do Sul, e não utilizam combustíveis fósseis.
       
      Esta solução tecnológica sustentável, reduz toneladas de emissões de gases de efeito estufa, ao movimentar contêineres.
       
      Além dos RTGs, os novos Portainers da MultiRio são do tipo STS (ship-to-shore crane) e apresentam o sistema Tandem "Single-Hoist", que lhes permite movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés. Atualmente a MultiRio conta com cinco Portaines elétricos.
    • Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo
      Através de uma parceria público-privada, viabilizamos a construção e manutenção da única escola pública de Ensino Médio do bairro do Caju em 2015. Já na primeira avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, a escola alcançou o maior resultado de toda a Regional Metropolitana VI e um dos melhores de toda a rede estadual.

      Desde então, mais de dois mil alunos receberam educação pública com currículo diferenciado e em tempo integral, pensado para atender plenamente a formação profissional focada na inserção no mercado de trabalho desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos.
    • Biblioteca Gol de Letra
      Apoiamos a iniciativa realizada há 15 anos que atende aos moradores do bairro do Caju e oferece um espaço de múltiplas oportunidades educativas e de lazer para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Estão disponíveis para os usuários, um acervo com mais de quatro mil livros para empréstimos e leitura no local, brinquedoteca, ludoteca, computadores para pesquisas e jogos eletrônicos. Além do acervo o participante conta com atividades mediadas pela equipe de educadores da Fundação Gol de Letra, tais como contações de histórias e rodas de leitura.

      Além destes serviços, ocorrem eventos como encontro com escritores, onde a equipe convida autores para um bate papo com os usuários e alunos Gol de Letra; a roda de leitura, onde são lidas e dramatizadas obras diversas de literatura; o cine biblioteca, que exibe filmes gratuitamente; e a biblioteca itinerante, que realiza eventos de literatura em creches, escolas, hospitais e comunidades disponíveis para recebê-la.
    • FESTU – Festival de Teatro Universitário
      Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte e revela novos talentos. Desde que foi criado em 2010, o festival tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas.

      Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.300 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 50 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 280 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 17 espetáculos e distribuiu 800 mil reais em premiações e grupos universitários de teatro foram premiados pelo 33º Prêmio Shell de Teatro em 2023.
    • Cidade Unida
      O Cidade Unida é uma iniciativa do FESTU que contribui para a aproximação da arte teatral dentro das periferias. Em 2022 os estudantes da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas no bairro do Caju, Centro do Rio de Janeiro, após 4 meses de aulas gratuitas, apresentaram a adaptação de "A menina e o vento", peça de Maria Clara Machado.
    • Breaking Social Brasil (Modalidade Olímpica 2024)
      As atividades gratuitas estarão conectadas ao Breaking, como as danças House, Popping e HipHop, e esportes. O objetivo é capacitar jovens com escassez de oportunidades, treinar e identificar atletas com potencial olímpico, além de promover cidadania, autoestima e saúde. Já foram oferecidas mais de 150 horas de aula e mais de 100 jovens foram beneficiados nos primeiros seis meses de projeto.

      Nos núcleos sociais os alunos têm aulas gratuitas sobre teoria e prática do esporte olímpico que estreará em 2024 em Paris. Lá aprendem sobre musicalidade, nutrição, anatomia, regras olímpicas, inglês, marketing, breaking, hip hop dance, acrobacias, yoga, capoeira, crossfit, musculação e treino funcional.
    • Hacktudo
      Tecnologia é assunto para todo mundo! O Hacktudo promove a democratização do acesso aproximando pessoas de todas as idades e classes sociais à novas tecnologias através de atrações culturais gratuitas. Repleto de novidades e atrações que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. Em 2024, o festival pretende também iniciar o processo de angariar novos adeptos da tecnologia dentro das escolas públicas através de ações de realidade aumentada ou outra ativação.
    • MAM – Professor Pesquisador
      Por acreditar que a educação é o caminho para o desenvolvimento humano, apoiamos este programa voltado para professores de qualquer disciplina atuantes em escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro interessados em arte, cultura e educação. Eles são selecionados para uma residência formativa com duração de 6 meses, que através de encontros remotos coletivos e individuais irão desenvolver projetos e metodologias que tenham como objeto as intersecções entre arte, educação e cultura digital. Cada residente receberá uma bolsa.
    • Festival Brasil: Avenida de Possibilidades (idealizado pelo Observatório de Favelas)
      Incentivamos o desenvolvimento de iniciativas que promovam o empoderamento dos cidadãos sobre a cidade em que vivem. A Avenida Brasil, via expressa que conecta o porto ao restante do país é margeada por favelas que historicamente são subjugadas. O protagonismo destas pessoas se fará presente através de artistas e coletivos de diferentes regiões da cidade e que vivenciam essas periferias das margens da Avenida Brasil para uma exposição coletiva no Galpão Bela Maré, além de uma série de intervenções ao longo da via. Contempla também aula-passeio a bordo de um ônibus em um percurso rico em narrativas históricas, arquitetônicas, artísticas, geográficas, políticas e sociais, que tornaram a Brasil, a via expressa mais extensa do país.
    • Desafio Nas Escolas
      Série educativa que tem o propósito de promover autoestima para as escolas públicas e um sentimento de protagonismo para seus alunos incentivando a paixão pela escola, identificando vocações e promovendo espírito de liderança e de coletividade. No C.E. Jornalista Mauricio Azedo, no Caju, a equipe identificou e transformou um espaço ocioso numa sala para desenvolvimento de habilidades artísticas. Os episódios são apresentados pelo Fábio Porchat e exibidos no Canal Futura e Globoplay.
    Veja Mais
Envie sua sugestão

Envie uma sugestão de projeto que possa ser aplicado em uma de nossas unidades ou para as comunidades em que estamos presentes.

entre em contato

fotos e vídeos

Ver galeria completa

estudos de caso

Ver todos os resultados
  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Leia mais
  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Leia mais

últimas notícias

Ver todas as notícias
  • 0711/2024
    Logística Integrada: Um Diferencial para o Transporte de Contêineres e Carga Geral
    Leia mais
  • 3010/2024
    O TIP, Terminal Intermodal Portovale, da Multiterminais, sediou um evento para o Cluster Automobilístico em agosto.
    Leia mais
  • 0901/2024
    RVE Multimodal Multiterminais
    Leia mais