Diferimento do ICMS-Importação no Rio de Janeiro

16.10.2019

O Estado do Rio de Janeiro editou o Decreto nº 46.781/2019, com o intuito de fomentar as atividades de comércio exterior no território fluminense, bem como estimular as atividades portuárias e aeroportuárias.

O Decreto regulamenta a concessão de diferimento do ICMS devido no desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas nos portos, aeroportos ou pontos de fronteira alfandegados, localizados no território do Estado do Rio de Janeiro.

Fica diferido o ICMS incidente nas operações de importação de mercadorias destinadas à comercialização ou à utilização como matéria-prima, material intermediário ou material secundário em processo de industrialização, no território do Estado do Rio de Janeiro, nas seguintes hipóteses:

  • Parcialmente, no caso de mercadorias importadas por conta própria, destinadas a operações internas ou interestaduais, para o momento em que ocorrer a saída interna ou interestadual da mercadoria importada ou do produto resultante de sua industrialização. Nesta hipótese, o importador deve recolher 4% no momento do desembaraço aduaneiro, ficando o restante diferido;
  • Integralmente, no caso de mercadorias importadas por conta e ordem ou por encomenda, para o momento em que ocorrer a saída interna ou interestadual, promovida pelo adquirente ou encomendante.

As operações de saída de mercadorias beneficiadas deverão ocorrer:

  • No prazo de 60 dias, quando se tratar de mercadoria destinada à comercialização;
  • No prazo de 120 dias, quando se tratar de mercadoria destinada à industrialização.

Caso a saída não ocorra nos prazos definidos, o contribuinte deverá recolher o ICMS, mediante a aplicação da alíquota interna prevista para a mercadoria importada, com os acréscimos legais e multa.

O diferimento não se aplica à algumas hipóteses, conforme detalhado no decreto.

Frise-se que a fruição deste tratamento tributário deverá ser requerida à SEFAZ, mediante a comprovação dos seguintes requisitos:

  • Existência de estabelecimento importador, adquirente ou encomendante localizado em território fluminense;
  • Regularidade fiscal e cadastral junto à SEFAZ;
  • Regularidade junto à Dívida Ativa do Estado do Rio de Janeiro (estendendo-se a qualquer outra empresa da qual o requerente tenha participação societária);
  • Habilitação no RADAR.

A Multiterminais tem interesse em desenvolver conjuntamente com seus clientes soluções visando o aproveitamento deste benefício. Acreditamos que soluções combinando a utilização do incentivo com operações desenvolvidas pela Multiterminais em seus terminais portuários e portos secos podem gerar ganhos expressivos para os importadores.


outras notícias

  • 0901/2024

    RVE Multimodal Multiterminais

    Leia mais
  • 2208/2023

    Nova horta social da Multiterminais

    Leia mais

fotos e vídeos

Ver galeria completa

estudos de caso

Ver todos os resultados
  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Leia mais
  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Leia mais

últimas notícias

Ver todas as notícias
  • 0901/2024
    RVE Multimodal Multiterminais
    Leia mais
  • 2208/2023
    Nova horta social da Multiterminais
    Leia mais
  • 1602/2023
    15 anos de coleta seletiva
    Leia mais